Segurança em Copacabana reforçada pela PM no Réveillon
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011A Polícia Militar divulgou o esquema de policiamento para o Réveillon no estado do Rio. Ao todo, 7,2 mil policiais farão parte da operação especial que começa hoje e terá o apoio de 1,3 mil viaturas. O efetivo é 10% maior do que o empregado no ano passado.
Em Copacabana, onde acontece a mais esperada festa da virada do ano, 1.554 policiais militares vão atuar com 106 viaturas. Serão montadas 30 torres de observação no calçadão e na areia da praia. E a novidade deste ano será a utilização de armamento não-letal para conter tumultos.
“Pelo menos um policial em cada torre de observação estará equipado com uma taser, arma que dispara choque elétrico, fazendo com que a pessoa seja imobilizada sem causar danos físicos”, explica o coronel José Luiz Castro, comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), acrescentando que o armamento não letal também será utilizado em Botafogo e nas UPPs.
O esquema especial de segurança terá apoio ainda do Batalhão de Choque (BPChoque), que vai atuar nos bloqueios de trânsito montados pela Prefeitura, e do Regimento de Polícia Montada.
Além disso, quatro helicópteros vão sobrevoar as áreas de festa. Um representante da Cet-Rio vai atuar ao lado dos policiais para, do alto, verificar e solucionar possíveis problemas no trânsito. No policiamento marítimo, quatro embarcações com 20 policiais serão empregados em Encontra Copacabana, bairro de Botafogo, Flamengo, guia Ipanema, na Zona Sul do Rio; Niterói; e Angra dos Reis, na Costa Verde.
Fonte: O Fluminense