Blocos de carnaval agitarão Copacabana a partir de sexta-feira
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012Embora o calendário oficial de desfiles dos blocos de rua só comece na próxima sexta-feira, dia 20, este fim de semana apresentam-se vários em clubes e casas de samba, a realizar os seus últimos ensaios.
A partir de agora e até ao final de fevereiro, 425 blocos passarão pela cidade, especialmente pelo centro e zona sul, onde estão localizados os bairros de Copacabana, bairro Ipanema e Leblon.
Os desfiles precisam ser autorizados pela RioTur, órgão ligado à Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, que trata das questões burocráticas da festa.
Segundo o balanço da instituição, inscreveram-se 476 grupos, dos quais 425 receberam a autorização. A avaliação, feita caso a caso, é necessária devido ao elevado número de seguidores que alguns destes grupos conseguem reunir.
Na maior parte das vezes, o trânsito precisa ser cortado no trajeto percorrido, às vezes, por até 200 mil pessoas – como no caso do famoso “Cordão do Bola Preta”, transformado recentemente em património cultural da cidade.
Outros nomes de peso que costumam arrastar milhares de pessoas são “Simpatia é Quase Amor”, “Banda de Ipanema” e “Céu na Terra”. Entre os mais recentes que fazem especial sucesso entre os jovens estão “Sapucapeta”, “Empolga às nove” e “Spanta Neném”.
Criados a partir de uma manifestação popular espontânea, mas depois “ofuscados” pelo glamour dos desfiles das escolas de samba, os blocos de carnaval de rua ressurgiram com toda a força nos últimos anos.
A Prefeitura tem tentado conseguir apoio logístico para as festas, ao mesmo tempo que precisa respeitar os moradores dos bairros por onde as trupes – necessariamente barulhentas – passam. “Fizemos uma avaliação criteriosa para que o Carnaval de rua do Rio de Janeiro não perca as suas raízes e o seu brilho, para que o folião possa divertir-se, mas evitando conflitos de percursos e dando tranquilidade aos moradores”, justificou-se a RioTur, por ter negado autorização a 51 solicitações.
Não foi divulgada uma estimativa de turistas apenas para o Carnaval, mas a previsão para todo o verão (dezembro a março) é de que cerca de três milhões de pessoas visitem o Rio de Janeiro, a gerar um rendimento de 2,23 mil milhões de dólares (cerca de 1,76 mil milhões de euros).
No verão passado, a cidade recebeu 2,684 milhões de turistas, que gastaram 1,98 mil milhões de dólares (1,56 mil milhões de euros).
Fonte: SCI Notícias