Copacabana: Pavão-Pavãozinho tem nova logística de limpeza
segunda-feira, 19 de março de 2012A Prefeitura do Rio iniciou, no domingo, a nova logística de limpeza e coleta de lixo na comunidade do Pavão-Pavãozinho, em guia de Copacabana, na zona sul da cidade. Além do novo modelo operacional desenvolvido pela Comlurb, ações educativas vão reforçar junto à comunidade a importância do descarte correto do lixo.
A nova logística prevê atendimento diário com serviços de limpeza das vias, becos e remoção de lixo. Ao todo, 82 novos contêineres com dispositivo anti-furto estarão distribuídos pela comunidade para receber o lixo dos moradores. Para o trabalho também serão usados uma moto triciclo e um microtrator compactador, adaptados para a geografia da comunidade. Já a base da caixa compactadora, no início da Ladeira Saint Roman, com capacidade para oito toneladas, foi reformada.
Segundo a Sercretaria de Conservação e Serviços Públicos, também ficam disponíveis neste ponto duas caixas estacionárias para receber entulho. As atividades de coleta e limpeza são realizadas por 14 garis, além dos quatro alpinistas, que limpam as encostas periodicamente utilizando equipamentos especiais e técnicas de rapel.
Pelo Plano Inclinado, nas cinco estações, no compartimento exclusivo para carga, o lixo descartado nos contêineres será levado pelos garis diariamente, durante 12 horas, até a caixa compactadora, que fica na parte baixa do Pavão-Pavãozinho. O volume de resíduos recolhido diariamente na comunidade é de 15 toneladas.
Para conscientizar os moradores, a Comlurb criou placas educativas orientando sobre o descarte correto dos resíduos nos contêineres e nos pontos de coleta, além da importância de respeitar o horário da coleta domiciliar.
A nova logística de limpeza também integra as ações do Programa “Vamos Combinar”, da UPP Social. Todo o planejamento é feito em parceria com os moradores, que discutem e aprovam a localização dos postos de coleta, recebem orientações e auxiliam na divulgação dos procedimentos para descarte correto do lixo. A colaboração de todos é fundamental para manter a comunidade mais limpa.
O novo modelo de limpeza já foi adotado no Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Batam, Borel, Salgueiro, Formiga, Complexo do Andaraí, São João, Cidade de Deus, Santa Marta, Mangueira e agora no Pavão-Pavãozinho.
A próxima comunidade a receber a nova logística de limpeza será o Complexo de São Carlos, no Estácio.
Nova iluminação
Também foi lançada a modernização da iluminação pública na comunidade Pavão-Pavãozinho. Ao todo, serão reformulados 495 pontos em toda a região. Entre os locais beneficiados estão as avenidas Pavãozinho, Pinheiro e Hortência.
As obras fazem parte do Programa Reluz, que prevê a substituição de 32.480 pontos de luz com lâmpadas de vapor de mercúrio, por outras com vapor de sódio, mais econômicas e menos poluentes.
Fonte: Correio do Brasil