Copacabana: Seminário Internacional de Arte e Educação do RJ está com inscrições abertas
quarta-feira, 8 de agosto de 2012Até quinta-feira, dia 09, estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro, que acontecerá de 14 a 19 de agosto, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian. A proposta do Seminário é a de promover a reflexão sobre o exercício da Arte e Educação nos mais diversos espaços destinados à temática no mundo. Para isso, o evento será composto de participantes que militam sobre a Arte e Educação no campo de trabalho e/ou de pesquisa. O objetivo principal é que os participantes sejam eles artistas, professores, alunos de cursos de artes ou agentes culturais, reflitam sobre seus trabalhos, compartilhem suas experiências e possam também participar das mais diversas atividades culturais presentes no evento.
Arte e Educação na cidade do Rio de Janeiro
Segundo a Coordenadora de Arte e Educação, Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, Lêda Fonseca, o Seminário buscará promover um importante espaço periódico de encontro para representantes e pesquisadores de iniciativas contemporâneas em Arte e Educação em desenvolvimento na cidade do Rio de Janeiro. Experiências voltadas para a formação integral do sujeito contemporâneo como ser crítico, criativo e protagonista em seu meio serão abordadas nesse espaço, no qual redes de ação e produção de pensamento serão reconhecidas, articuladas e ampliadas, traçando-se um primeiro mapa da Arte e Educação no Rio de Janeiro, bem como resultando em processos de trocas, diálogos, aproximações e fomento de possíveis propostas a serem implementadas futuramente na cidade.
O Seminário dará início com a mesa de abertura “Cultura e Educação – o lugar da experiência” e discutirá sobre a importância da experiência na Arte e Educação. Na mesa , onde será disponibilizada aos participantes a tradução simultânea, teremos como convidadas Benedicte Helvad (Dinamarca), Eliana Yunes (Brasil) e Maria Elvira Charria Villegas (Colômbia). A mesa seguinte “Ações em Arte e Educação”, que tratará de importantes ações de Arte e Educação realizadas na cidade, contará com a presença de Lêda Fonseca, Jailson de Souza e Silva e Denise Mendonça, fechando o primeiro dia de Seminário.
No segundo dia, na mesa da manhã, “A arte existe porque a vida não basta”, inspirada na declaração de Ferreira Gullar, os palestrantes Marcus Faustini e Ivana Bentes debaterão sobre o sentido da arte e qual a potência da mesma em nossas vidas. A mesa da tarde “Arte e Educação na contemporaneidade”, que terá como participantes Marcus Lontra, Stella Barbieri e Luiz Guilherme Vergara, discutirá sobre a arte contemporânea e sua força provocadora.
O terceiro dia será dedicado aos relatos de experiências, comunicações e oficinas artísticas e culturais.
De sexta a domingo, o Seminário contará também com apresentações musicais, contadores de histórias, exposição de livros e outras performances artísticas. Os projetos que ocorrem no Centro de Artes Calouste Gulbenkian durante todo o ano também terão espaço na programação e serão gratuitos.
O 1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro será gratuito e as inscrições serão feitas através do blog 1siaerj.blogspot.com.br/
SERVIÇO
Evento: 1º Seminário Internacional de Arte e Educação
Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125. Praça XI.
Data: de 14 a 19 de agosto
Horário: de terça a quinta-feira, das 9h às 18h. Sexta e sábado, das 19h às 23h. Domingo, às 18h (peça “Bandeira de Retalhos).
Informações: (21) 2224.2628 / (21) 2224.3038
Classificação: livre (exceto a peça “Bandeira de Retalhos, cuja classificação indicativa é de 18 anos)
Entrada Gratuita.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Mais notícias sobre Copacabana:
- A Equipe do Encontra Copacabana deseja às nossas leitoras um excelente Dia Internacional da Mulher
- Número de atendimentos em postos médicos de Copacabana cai 29%
- Confira a situação das praias em Copacabana e toda orla do Rio
- Copacabana fará parte do Programa Lixo Zero
- Polícia fecha duas casas de prostituição em Ipanema e Copacabana e apreende mais de R$ 290 mil