Moradores da comunidade do Pavão-Pavãozinho participaram de produção de filme em Copacabana
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011Moradores da comunidade do Pavão-Pavãozinho participaram da produção do filme “A Prova”, no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Uma produtora de filmes orienta os alunos como operar uma câmera e dá dicas de filmagem.
As Parceiras do RJ Luana Rodrigues e Ana Muza acompanharam todo o processo de produção do filme. Ele conta a história de um menino que costuma “colar” nos testes da escola.
“Foi uma experiência intensa, porque nós só temos apenas cinco dias para introduzir muitos alunos ao universo do audiovisual, da atuação, do roteiro, da fotografia e eles têm uma ideia muito ilustrativa apoteótica desse ofício”, diz o ator Hélio de Oliveira.
O professor de roteiro Júlio Viana Fala relata como foi o processo de roteirização do projeto: “O processo foi relativamente fácil, porque a gente acresceu uma base de roteiro para os alunos e eles captaram tudo bem rápido. Eu só fiz com eles é apresentar a formatação, os aspectos técnicos mesmos. Mas a história, o crédito é realmente todo deles”.
A moradora Daiane ajudou no roteiro do projeto. Ela conta como foi dar vida ao personagem principal do filme, Rafael: “Eu pensei no Rafael bagunceiro e estar vendo ele atuando é uma emoção muito grande”.
“A situação foi boa porque é o personagem principal e eu achei o papel todo feito comigo, porque é o meu jeito mesmo”, diz o ator que representa Rafael.
Os moradores da comunidade aprovaram a inicitiava.
“Eu acho que foi uma iniciativa muito boa. Eu acho que a comunidade pode assistir não só o filme hollywoodiano, que também pode chegar à comunidade, mas como o projeto que foi feito com o pessoal da comunidade. Eu achei uma iniciativa muito legal”, disse o artista plástico, Robson da Lua.
“Eu achei o filme bem produtivo, que a galera da comunidade interagiu bem no filme. Foi uma oportunidade para mostrar os novos talentos que temos na comunidade. A galera gostou muito dessa oportunidade que eles tiveram” afirma a artesã Disse Cintia Marzano.
As próximas exibições do filme vão acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro no Morro do Andaraí. Depois ele será exibido no 1º semestre de 2012 em várias comunidades do Rio e volta ao Pavão-Pavãozinho em junho.
Projeto Parceiro do RJ
Dezesseis jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em oito duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de oito regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem mostrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.
Mais de 2.200 pessoas se inscreveram no projeto. Destes, os escolhidos vão mostrar o cotidiano de Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Copacabana:
- Copacabana: Saiba quanto vai custar andar de táxi durante o Carnaval
- O Fantástico Mundo de And-Y é atração em Copacabana
- Coca-Cola lança "refil de felicidade" em ação na praia de Copacabana
- Após incêndio em boate no Sul, Ouvidoria recebeu denúncias de boates irregulares em Copacabana
- Parentes de acusados pela morte da juíza Acioli fazem protesto em Copacabana