Prova de saltos de 2016 sai de Jacarepaguá e vai para o Forte de Copacabana
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013As provas de saltos ornamentais dos Jogos Olímpicos Rio-2016 sairão do Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá, Zona Oeste, e serão realizadas no Forte de Copacabana, ao lado da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A mudança no bairro de Copacabana ocorrerá a pedido da Federação Internacional de Natação (Fina).
Para o Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, a Fina argumentou que precisava de uma piscina exclusiva para as competições do pólo aquático, durante todo o calendário olímpico. Por isso, as provas de salto precisaram de outro local.
O LANCE!Net teve acesso a uma perspectiva de como ficará a instalação no Forte de Copacabana. Para viabilizar os saltos na praia, o Comitê Rio-2016 vai erguer uma estrutura temporária com a capacidade de receber entre quatro e cinco mil pessoas. O custo da instalação ainda não foi calculado, mas será arcado pela entidade.
A mudança foi apresentada nesta segunda-feira ao presidente da Fina, Julio Maglione, durante o primeiro dia de reuniões entre a Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio-2016, em um hotel do bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste. E o dirigente mostrou-se empolgado com a troca.
Ter a praia de Copacabana como pano de fundo foi um fator decisivo para os saltos serem alocados no Forte. A intenção é a de que a paisagem das redondezas aumente ainda mais a promoção da cidade, principalmente, no exterior.
A fonte de inspiração para a mudança foi o local das provas de saltos dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Em 1992, os espanhóis alocaram a modalidade no Monte Montjuic, que tem como pano de fundo uma das mais belas vistas da cidade e do Mar Mediterrâneo.
Com a alteração, o cenário da praia de Copacabana será explorado durante as disputas de quatro competições. Além dos saltos, também ocorrerão na região o vôlei de praia, a maratona aquática e o triatlo.
Já o Maria Lenk figurará no programa olímpico apenas como a sede do pólo aquático. Procurado, o Comitê Rio-2016 confirmou a intenção de trocar o local dos saltos, mas salientou que o projeto ainda depende de aprovação da Fina.
Esgrima também pode mudar
Outro esporte que pode ter o seu local de disputa alterado nos Jogos Rio-2016 é a esgrima. A exemplo da Fina com a prova de saltos, a federação internacional da modalidade também solicitou formalmente ao Comitê Rio-2016 que mude o local das provas de seus combates.
Desde o projeto de candidatura do Rio, a esgrima está prevista para ser disputada no Complexo de Deodoro. Mas a federação pediu que as provas fossem levadas para o Parque Olímpico, em Jacarepaguá.
O LANCE!Net apurou que o Comitê Organizador Rio-2016 vai tentar realizar a mudança. O principal entrave é que dependerá da aprovações de federações de outras modalidades esportivas.
Para levar a esgrima para um dos pavilhões do parque olímpico, será necessário um remanejamento nas datas de disputas de outros esportes já programados para o local anteriormente.
Fonte: O Povo
Mais notícias sobre Copacabana:
- Rio forma mais 186 guardas municipais para atuar em Copacabana
- Comlurb vai distribuir contêineres sustentáveis em Copacabana e Realengo
- Após três meses de obras, hotel mais famoso de Copacabana reabre
- 'Vovô Secreto' denuncia e Copacabana recebe blitz
- Proibição de vans em Copacabana causa transtornos para passageiros