Número de assaltos em Copacabana, Zona Sul do Rio, sobe 22% em um ano
sexta-feira, 15 de março de 2013Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que em um ano houve um aumento de 22% no número de assaltos em Copacabana. O índice foi medido entre os meses de dezembro e janeiro, conforme mostrou o RJTV.
Entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 ocorreram 74 casos; já entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013 o número subiu para 91.
O aumento dos furtos, quando o bandido leva os pertences da vítima sem ameaça ou violência, também cresceu. Entre dezembro de 2001 e janeiro de 2012 foram 1.321 casos. Um ano depois o número registrado foi de 1.582, 19% a mais.
De acordo com comerciantes e moradores, os pontos mais críticos são: calçada dos prédios entre a Hilário de Gouvêia e a Paula Freitas; esquina da República do Peru e a Avenida Atlântica.
Imagens do circuito interno mostram um casal de turistas italianos entrando na loja no bairro de Copacabana assustados.
O homem tinha acabado de ser atingido no rosto por uma faca durante uma tentativa de assalto, na Avenida Atlântica. O supervisor da loja, que acolheu o turista, prefere não mostrar o rosto. Ele disse que depois do assalto, duas funcionárias pediram demissão.
Na Orla de Copacabana, um dos cartões postais mais famosos do mundo, bandidos se aproveitavam da distração dos turistas para agir. O cuidado com o celular, câmeras e carteiras tem que ser permanente. Nem dentro das lojas da pra ficar tranquilo. Em um caso recente, segundo comerciantes, adolescentes entraram em uma lanchonete e levaram o lanche de um cliente.
O presidente da Associação de Moradores acredita que o aumento da criminalidade ocorreu devido à imigração dos usuários de crack. Ele diz também que as operações de acolhimento diminuíram e não contam mais com o apoio da Polícia Militar.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Copacabana:
- Ingressos para Rio Music Conferece em Copacabana e na Marina da Glória já estão a venda
- Réveillon em Copacabana terá show especial
- Médico de UPA em Copacabana é filmado dormindo no plantão
- Lixo recolhido em Copacabana alcançou 4,6 toneladas
- Vigilância Sanitária multa supermercados de Copacabana por falta de higiene