Comlurb vai distribuir contêineres sustentáveis em Copacabana e Realengo
quarta-feira, 11 de abril de 2012Condomínios, prédios e lojas do Rio começam a receber, ainda nesta semana, o primeiro lote de 50 mil novos contêineres sustentáveis da Comlurb. O bairro de Copacabana e bairro Realengo, escolhidos por terem grande geração de lixo. Os equipamentos, adquiridos por R$ 7 milhões e fornecidos por uma empresa francesa, são feitos de bagaço de cana-de-açúcar. Todos os contêineres serão entregues nos próximos três meses.
– Temos pela primeira vez um contêiner feito de bagaço de cana, um produto totalmente sustentável e que vai melhorar muito a coleta domiciliar e limpeza no Rio. Eles vão evitar o acúmulo de sacolas plásticas nas ruas. Desde 1999 a prefeitura não entregava contêneires a condomínios. Serão beneficiados 500 mil domicílios – disse o prefeito Eduardo Paes.
As novas caixas continuam com a cor laranja predominante, mas as tampas são azuis. Cada contêiner, com capacidade de 240 litros, foi fabricado com técnica que reduziu em 85% a emissão de poluentes em relação ao material de origem petroquímica.
Os contêineres possuem o certificado Green Made – garantia de fabricação a partir de matéria-prima renovável e com baixa emissão de carbono – e são numerados, para o controle de sua distribuição. Além disso, são dotados de sofisticado sistema de vedação, que promete contribuir para a melhoria das condições higiênicas, estéticas e sanitárias da cidade.
– A cada contêiner que receber, o síndico vai assinar um termo se comprometendo a zelar pela manutenção do equipamento – explicou a presidente da Comlurb, Angela Fonti.
Fonte: Portal Yahoo