Copacabana: Simulado para chuvas fortes tem adesão de 70% dos moradores de comunidades
terça-feira, 22 de maio de 2012A Defesa Civil Municipal realizou no último domingo (20) um simulado de desocupação em 18 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. O exercício teve adesão de cerca de 70% dos moradores, segundo a Defesa Civil.
O simulado deste domingo foi o sétimo desde 2011. Participaram as comunidades localizadas nos bairros do Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa, Botafogo, Ipanema, Copacabana, Cosme Velho, Praça Seca, Jacarepaguá, Lins de Vasconcelos e Tomás Coelho.
Moradores de 2.554 imóveis de áreas de risco dessas comunidades foram convocados a participar do exercício. Cerca de 600 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes comunitários e de meio-ambiente e voluntários, orientaram a população no acesso aos pontos seguros de cada comunidade.
Quando as sirenes foram acionadas, às 10h da manhã, moradores previamente cadastrados deixaram as suas casas e se dirigiram a um dos 33 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura. Houve sinalização para indicar as rotas mais seguras até os pontos.
Os agentes e líderes comunitários recebem também um relatório fotográfico da sua área e uma cartilha com orientações. Os moradores das áreas também ganham material educativo para orientá-los e familiarizá-los sobre o funcionamento do sistema. A Prefeitura realiza mensalmente, desde julho de 2011, exercícios simulados em todos os locais que têm o sistema instalado.
O sistema de alerta e alarme é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas chegaram a níveis críticos nestes locais. Com o auxílio de agentes da Defesa Civil, de lideranças comunitárias e de moradores da própria comunidade, que passaram por capacitação, a população das áreas de risco é encaminhada para pontos seguros mapeados na região.
Fonte: R7
Mais notícias sobre Copacabana:
- Moradores de Ipanema e Copacabana protestam contra helicópteros
- O Blog de Copacabana está no ar!
- Hotéis em Copacabana terão ocupação de 82 por cento no feriado de 7 de Setembro
- Hotel mais famoso de Copacabana recebe prêmio internacional
- Praias de Copacabana e Barra estão liberadas para banho no Rio de Janeiro; confira