Ingressos para o Cristo Redentor terão ponto de venda em Copacabana
quarta-feira, 5 de junho de 2013A Prefeitura do Rio de Janeiro segue em busca de melhorias para a polêmica envolvendo os ingressos para o Cristo Redentor, que tem confundido turistas e causado longas filas nos acessos ao Corcovado. Nesta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Governo informou que, a partir do dia 10 de junho, será criado um ponto de venda no bairro de Copacabana, na Zona Sul do RJ.
Uma semana depois, a partir de 17 de junho, o serviço de venda ingressos para o ponto turístico serão realizadas em cerca de 400 casas lotéricas na cidade. O órgão disse ainda que as vendas de ingressos pela internet vão permanecer.
Ação de cambistas
As pessoas que quiseram visitar o Cristo tiveram dificuldade neste domingo (2) por causa da ação de cambistas. Sem saber que precisavam adquirir os bilhetes pela internet ou no Largo do Machado, muitos turistas chegaram à estação do trem do Corcovado, no Cosme Velho, e foram abordados pelos contraventores, que vendiam as entradas por um valor mais caro do que o determinado.
Sem saber que precisam ir ao Largo do Machado para comprar o ticket da van, muitos turistas vão direto para a bilheteria do Corcovado e também das Paineiras e acabam abordados por pessoas que compraram no Largo do Machado e revendem por um preço mais caro.
Segundo a carioca Salvina Paes, a compra nos cambistas é sugerida até por agentes oficiais. “Quando nós chegamos aqui em cima, nós tivemos a informação que não é mais vendido e fomos obrigados a comprar com um cambista por R$ 40. O turista está totalmente desorientado e perdido”, desabafou.
Filas longas
No sábado (1º), os visitantes enfrentaram longas filas e o tempo de espera chegou até uma hora e meia. Quem optou pelo serviço de vans, também teve que esperar por muitas horas. As vendas dos bilhetes para visitar o Cristo Redentor estão sendo realizadas, exclusivamente, pela internet desde o dia 15 de maio.
Para chegar ao monumento, além do trenzinho, outra opção são as vans credenciadas pela prefeitura, que saem do Largo do Machado, na Zona Sul, direto para o Cristo. O visitante paga R$ 46 pelo ingresso e também pelo transporte. O problema é que a quantidade de vans não dá conta do número de turistas. A fila para pegar vans credenciadas, que têm autorização para ir até o Cristo, chegou a quase um quilômetro.
A Secretaria municipal de Governo informou que vai apurar junto à concessionária Paineiras-Corcovado, responsável pelas vans até o Cristo, qual o motivo das filas. O órgão explicou ainda que também vai cobrar melhorias para que o problema não volte a acontecer.
Esquema especial na JMJ
Durante a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, o Cristo Redentor vai funcionar 24h por dia e espera bater o recorde de visitantes. Na quinta-feira (30), ocorreu um evento-teste para avaliar pontos de vulnerabilidade do complexo do Corcovado à noite como iluminação, logística de transporte, segurança e atuação de funcionários e voluntários. Na ocasião, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrou uma missa no local.
“Eu creio que fora o frio e o vento, que não dependem de ninguém, eu vi que dá certo. É possível vir aqui à noite, é possível ter acesso com segurança, transporte, logística. Prolongando o horário, mais gente poderá ver um lugar como esse que é simbólico tanto pela imagem do Redentor como pela história do Rio de Janeiro. Será uma grande oportunidade”, afirmou o arcebispo.
No caminho para a vigília da Jornada Mundial da Juventude, em Guaratiba, na Zona Oeste, está previsto que o Papa Francisco sobrevoe o Cristo Redentor. Segundo padre Omar, a organização vai preparar uma homenagem marcante que emocione o Pontífice.
O visitante que preferir usar o trem do Corcovado deverá adquirir o bilhete pela internet através do site www.corcovado.com.br ou no quiosque da Prefeitura no Corcovado. Quem quiser apenas o ingresso, tem que comprar através do site www.ingressorapido.com.br.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Copacabana:
- Bares de Copacabana e Ipanema estão na lista dos mais sujos do Rio
- Manifestações tomaram Copacabana e Ipanema durante fim de semana
- Hotel mais famoso de Copacabana recebe prêmio internacional
- Suspeito de roubo é capturado em Copacabana
- Batalhão da PM em Copacabana recebe doações para vítimas das enchentes