Prefeitura do Rio anuncia plano para o Réveillon de Copacabana
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira o planejamento operacional para o Réveillon de Copacabana, o “maior evento a céu aberto do mundo”, que este ano terá como tema “2012: A virada do planeta”. O evento deve abordar a questão da sustentabilidade, dando a largada para a Rio+20, conferência mundial das Nações Unidas que acontece no Rio de Janeiro no próximo ano.
Uma nova mudança no trânsito de guia de Copacabana buscará facilitar o escoamento e permitir o fluxo seguro das pessoas: pela primeira vez, das 23h30 do dia 31 às 2h do dia 1º de janeiro, não será permitida a circulação de veículos na rua Barata Ribeiro (exceto no trecho por onde circularão os ônibus de linhas regulares) e na avenida Nossa Senhora de Copacabana, com bloqueios nas principais transversais. A prefeitura recomenda o uso de transporte público.
“As pessoas só terão que andar um pouco mais do que o habitual para chegarem até seus pontos de ônibus e metrô, mas ganharão tempo na hora de voltar para casa. Além disso, vamos organizar as linhas de ônibus nas ruas, de forma que não haja concorrência com carros e pedestres. Após o horário estabelecido, as vias serão reabertas e os ônibus voltarão aos seus itinerários normais”, explicou o secretário de Transportes, Alexandre Sansão.
Mais de 80 linhas regulares de ônibus, além do MetrôRio, atenderão à população. Não serão criadas áreas especiais de estacionamento e ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). Ônibus partirão de três pontos do bairro, de acordo com a região de destino.
Passageiros que desejarem ir aos bairros da zona norte, centro e zona sul deverão se dirigir à Barata Ribeiro (entre a avenida Prado Jr. e a rua Rodolfo Dantas), e rua Tonelero (entre a praça Cardeal Arcoverde e a rua Figueiredo de Magalhães), definida como área de embarque 1. A área de embarque 2 ficará nas ruas Tonelero (a partir da rua Santa Clara) e Pompeu Loureiro (toda extensão) e é destinada aos passageiros que retornarão aos bairros do Centro, Cosme Velho, Largo do Machado, Grajaú e São Cristóvão. A área de embarque 3 compreende a rua Raul Pompéia (entre a rua Sá Ferreira e a avenida Rainha Elizabeth) e deve atender passageiros com destino aos bairros Cosme Velho, Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz.
Os táxis contarão com bolsões de embarque pré-definidos nas seguintes vias: avenida Princesa Isabel (pista sentido Rio Sul e Centro), rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e rua Pompeu Loureiro (toda extensão, lado direito), além da rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Vieira Souto.
Ações sustentáveis devem estar presentes nas etapas de produção, montagem e desmontagem do evento. Com artistas consagrados (estão confirmados Beth Carvalho, Latino, David Guetta, O Rappa e Blitz) e cenários aliados a novas tecnologias que prometem “surpreender o público”, a prefeitura estima que a festa receberá dois milhões de pessoas.
“Ano passado lançamos o novo símbolo olímpico e esse ano vamos falar de um mote muito importante para o planeta, que é a questão da sustentabilidade”, disse o secretário especial do Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello. “Todo o material que está sendo utilizado para fazer o palco, as madeiras, as lonas, será reutilizado. As lonas, por exemplo, serão transformadas em estojos para os alunos da rede municipal de ensino. Também haverá a neutralização do carbono durante a queima de fogos para reduzir o impacto no meio ambiente, além do plantio de mudas de árvores às margens do Rio Guandu”, acrescentou.
As vias de Copacabana ganharam reforço de câmeras. Somente em dezembro, 25 novos equipamentos foram instalados no bairro. A operação de trânsito contará com a participação de 480 agentes de trânsito da prefeitura, entre guardas municipais e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfico do Rio (CET-Rio), com 40 viaturas e 40 motocicletas, e 30 agentes da Subsecretaria de Fiscalização, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas e nos acessos a Copacabana. Além disso, a Polícia Militar atuará nos bloqueios externos do bairro com 48 homens.
Interdições
Às 7h do dia 31, será fechada pista junto à praia da avenida Atlântica, do posto 6 até a praça Alm. Júlio de Noronha. A pista junto às edificações funcionará com a mão invertida (de Ipanema em direção ao Leme), e o acesso ao Leme será feito somente pela avenida Nossa Senhora de Copacabana e pela rua Gustavo Sampaio.
A partir das 15h, será interditada a pista da Atlântica junto aos prédios, da rua Joaquim Nabuco até a avenida Princesa Isabel. No Leme, a pista junto às edificações permanecerá aberta para garantir a saída do bairro.
O fechamento total do bairro de Copacabana ocorrerá às 18h, com 24 bloqueios externos em Ipanema (rua Bulhões de Carvalho e outras), Lagoa (Corte do Cantagalo) e Botafogo (ruas Real Grandeza, da Passagem, Gal. Severiano, Lauro Müller e Túnel do Pasmado). O fechamento das 18h não permitirá a entrada de carros de passeio no bairro, à exceção de ônibus, táxis, motocicleta, veículos com trânsito livre e viaturas de serviço. Ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto e na avenida Rio Branco. Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento.
Metrô
Os cartões para o esquema especial do MetrôRio para a virada estão sendo comercializados por R$ 6 (ida e volta) e R$ 3,10 (ida ou volta). Os bilhetes de gratuidade devem ser obtidos também nos pontos de venda. Até o dia 24, das 8h às 20h, de segunda-feira a domingo, os cartões especiais estarão à venda em oito estações – Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. A partir do dia 25 de dezembro, a venda será feita somente nas estações Central, Carioca e Largo do Machado.
Como nos anos anteriores, entre as 19h e a 0h do dia 31, o embarque acontecerá com hora marcada, e os cartões serão vendidos por faixa de horário. Durante a operação, das 19h às 5h, não haverá transferência entre as linhas 1 e 2 – as composições farão diretamente o trajeto entre as estações Pavuna, Cardeal Arcoverde e Ipanema/General Osório. Não serão aceitos Vale Transporte Eletrônico, Bilhete Único, cartões de Integração e os cartões Unitário e Pré Pago do MetrôRio, que só voltarão a valer para embarque a partir das 7h do dia 1º de janeiro.
Fonte: Portal Terra