Réveillon de Copacabana rendeu o plantio de 1,4 mil mudas de árvores
segunda-feira, 19 de março de 2012A Riotur, responsável pela organização do Réveillon no bairro de Copacabana, acompanhou na manhã de ontem, quinta-feira, dia 15, o início do plantio de 1.411 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em Miguel Pereira. A ação terminou na manhã desta sexta-feira. São mais de 20 espécies, que ficarão em um terreno de 110 hectares às margens do Rio Santana, um dos principais afluentes do Guandu, rio que abastece a cidade do Rio de Janeiro.
O trabalho foi acompanhado pelo secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, e envolveu cerca de 30 profissionais da ONG Instituto Terra de Preservação Ambiental.
“O Réveillon do Rio foi um grande exemplo de como produzir eventos de forma inteligente e sustentável. Nosso desejo é que com a chegada da Rio+20, os eventos estejam cada vez mais comprometidos com o meio ambiente”, Afirmou.
O cálculo das mudas foi feito pelo ambientalista Roberto Vamos, da Brasil/S, e corresponde à neutralização de cerca de 260 mil quilos de gás carbônico gerado na produção do maior evento de réveillon do mundo.
“Além de garantir a sustentabilidade da produção do réveillon, o plantio vai trazer outros benefícios, como conservação da biodiversidade, amenização do clima e combate à erosão”, disse o ambientalista.
A preocupação com a sustentabilidade esteve presente em todas as fases do evento. O Palco Sol foi modulado, feito com madeira certificada e toda a sua estrutura metálica será 100% reaproveitada. Todas as lonas utilizadas no evento também serão reaproveitadas e transformadas em estojos que serão doados para escolas municipais de Copacabana, produzidos por ex-detentos da ONG TemQuemQueira.
Outra iniciativa de inclusão social foi a produção do material de comunicação do réveillon, que leva a assinatura de artesãos da Rede Asta, ONG que trabalha capacitando grupos produtivos e fazendo a ponte entre seus produtos e o mercado. O Réveillon de Copacabana é promovido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, e conta com a produção da SRCOM pelo quinto ano consecutivo.
Fonte: O Repórter