UOP de Copacabana multa 160 veículos no primeiro dia de fiscalização
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012No primeiro dia de implantação da Unidade de Ordem Pública em guia de Copacabana, guardas municipais e agentes de Controle Urbano da Seop multaram na terça-feira 160 veículos e rebocaram 19 (5 motos) por estacionamento irregular em várias ruas do bairro.
Além disso, foram apreendidas mercadorias com ambulantes não autorizados e produtos expostos irregularmente nas calçadas. No total, 696 bebidas diversas, 360 cocos, 134 engradados de plástico, 10 kg de frutas, duas placas publicitárias e uma cadeira de plástico.
– A implantação da UOP de Copacabana faz parte do projeto Rio em Ordem, que marca uma nova fase de combate à desordem na Cidade. Como já acontece com as unidades da Tijuca, do Centro, do Leblon e de Ipanema, inauguradas no ano passado, os guardas que atuarão na nova UOP estão preparados para agir 24 horas identificando os problemas específicos de cada região, disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
A Unidade de Ordem Pública em Copacabana contará com 285 guardas municipais atuando numa área de 380 mil m²que abrange a avenida Nossa Senhora de Copacabana, ruas Barata Ribeiro, Bolivar, Santa Clara, Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Hilário de Gouveia, Francisco Sá, Domingos Ferreira, Leopoldo Miguez, Souza Lima, Raul Pompéia, Barão de Ipanema, entre outras áreas do bairro da Zona Sul, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.
Assim como já ocorre nas outras UOPs, comércio ambulante não autorizado, ocupação das calçadas com mesas e cadeiras, estacionamento irregular, entre outras desordens, serão alvos da fiscalização. Os GMs trabalharão em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Não haverá rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuide sempre da mesma área.
O comandante da Guarda Municipal, Lima Castro, afirmou durante a inauguração que a UOP da Tijuca é um exemplo a ser seguido. Segundo ele, a unidade reduziu em 35% o número de roubos a pedestres na área.
– Também melhorou muito o ordenamento público, além de ter diminuído a presença de ambulantes não cadastrados na região – disse.
Fonte: Correio do Brasil
Mais notícias sobre Copacabana:
- Vendedor de cuscuz acusa guardas municipais de agressão em Copacabana
- Prefeitura inicia nova etapa de reforma em postos e quiosques de Copacabana
- Comlurb vai distribuir contêineres sustentáveis em Copacabana e Realengo
- Metrô vende bilhetes para o Réveillon em Copacabana
- Rio forma mais 186 guardas municipais para atuar em Copacabana