Voo em balão da Operação Lei Seca conscientiza população em Copacabana
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011O primeiro dia da nova campanha da Operação Lei Seca que disponibiliza voos gratuitos de balão foi um sucesso. Num dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, a Praia do bairro de Copacabana, foi montado o principal símbolo da operação para receber o público. O balão mede 22 metros de altura e leva a mensagem “Colabore”.
De acordo com o coordenador a Lei Seca, major Marco Andrade, o objetivo é chamar a atenção da população sobre o perigo de dirigir alcoolizado.
– A ideia do balão é trazer as pessoas para dentro da campanha através do voo, conscientizando a população da importância de nunca dirigir depois de beber. É uma forma de chamar a atenção da sociedade para essa mensagem – disse o major, acrescentando que as oito boias iluminadas na Lagoa Rodrigo de Freitas têm a mesma função: ressaltar a necessidade de prevenção.
O primeiro passageiro do balão – que tem capacidade para transportar até quatro pessoas – voou ao lado do major Marco Andrade e aprovou a iniciativa.
– A sensação é de voar mesmo e o visual é muito bonito. Acho importante essa campanha de conscientização porque se trata de preservar vidas. O ser humano precisa entender que não pode dirigir se não estiver lúcido – afirmou Olívio Ferraz, de 46 anos.
Nem o mau tempo impediu o público de conhecer a “novidade” oferecida pela Secretaria de Governo. A moradora do Catete, Cleide Maria de Melo, de 57 anos, enfrentou a chuva fina e chegou cedo para conseguir voar.
– Estou aqui desde às 17h30. Fiquei com medo de suspenderem o voo por causa do tempo ruim, mas depois melhorou. Tinha muita curiosidade e consegui realizar meu sonho de voar num balão. Acho que isso vai ser bom, principalmente, para chamar a atenção dos jovens para a campanha – frisou.
Ao lado de Cleide, Nilton dos Santos de Castro, de 59 anos, participou do segundo voo da noite e saiu contente com o resultado.
– Eu vim só para isso. Foi maravilhoso porque é muito bonito. Isso vai servir para alertar a garotada que é imprudente no trânsito – disse Nilton.
Até o dia 1º de janeiro, o balão com a marca do projeto ficará montado na areia, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Princesa Isabel, sentido Leme. O voo gratuito tem duração média de 5 minutos.
O horário de funcionamento é de 18h à meia-noite. No dia 31 de dezembro, será de 18h às 23h30 e de 0h30 às 3h por causa do Réveillon. Para voar, basta apresentar um documento de identificação com foto.
As condições meteorológicas são monitoradas no local e apenas em caso de chuva e vento fortes, o balão não poderá subir por questões de segurança.
Boias da Operação Lei Seca enfeitam a Lagoa Rodrigo de Freitas
A Lagoa Rodrigo de Freitas também ganhou, nesta segunda-feira, oito boias-blimps da Operação Lei Seca. Semelhantes aos balões já usados nas blitzes da ação permanente das ruas, que se tornaram símbolo da operação, as boias fazem parte da campanha de conscientização iniciada nesta segunda-feira (26/12). Apesar do tempo nublado e da chuva, a ação foi considerada um grande sucesso por quem passava por um dos principais cartões postais do Rio.
Para Tuany Alves Santos de Mello, de 21 anos, estudante de História, as boias ajudam a população a se conscientizar e lembrar que é importante não beber ao dirigir.
– Acho muito válido, muito interessante esta campanha que está sendo realizada de conscientização no fim do ano. Sempre que saio à noite, evito beber ou pego um taxi. A operação está de parabéns – disse ela.
O universitário de engenharia Gleicon Salles, de 21 anos, acha a conscientização extremamente positiva.
– Passeio sempre pela lagoa, é um lugar muito bonito. Ver os balões nos faz lembrar que não se deve beber ao dirigir – afirmou.
Com 4 metros de diâmetro e feitas de lona plástica, as boias da Operação Lei Seca ficarão flutuando em diferentes pontos da Lagoa, próximas às avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros.
Moradores do Jardim Botânico, a dona de casa Heloísa Ribeiro, de 62 anos, e seu marido Paulo Cesar Ribeiro, de 72 anos, acharam a proposta interessante.
– Existe uma campanha por trás que é legitima. Final de ano é sempre época de muita gente bebendo em bares ou mesmo na queima de fogos que acontece aqui na Lagoa – disse Heloísa.
– Sabemos que a operação afetou sensivelmente o hábito das pessoas. Digo isto de forma positiva. Nós, quando saímos para jantar fora e bebemos o nosso vinho, retornamos para casa de taxi. Bebida é um dos grandes fatores que provocam acidentes – disse Paulo Cesar.
Fonte: Rádio Itaperuna FM