‘Vovô Secreto’ denuncia e Copacabana recebe blitz
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012O ‘Vovô Secreto’ conquistou mais uma vitória para a população da terceira idade. Após denúncias sobre a falta de manutenção das calçadas na cidade, publicadas no último dia 12 de janeiro, a Secretaria Municipal de Conservação fez uma blitz por 45 ruas de Copacabana e emitiu mais de 500 notificações. O bairro de Copacabana foi um dos que mais apresentaram problemas no quesito conservação de passeio, segundo verificou o ‘Vovô Secreto’.
De acordo com o secretário da pasta, Carlos Osório, o próximo bairro a receber a blitz da Prefeitura será o Centro. “A matéria de O DIA e as denúncias da população chamaram nossa atenção para a região. Por concentrar grande número de idosos e receber muitos turistas da terceira idade, já que é polo de atração internacional, Copacabana foi escolhida para ser o primeiro bairro dessa série de fiscalizações. Além disso, a área vem recebendo muitas intervenções de concessionárias, como a CEG, por conta das explosões nos bueiros, o que gera uma série de transtornos para os moradores da região”, explicou Osório.
A concessionária de gás foi uma das principais empresas autuadas pela Secretaria de Conservação — foram, ao todo, 49 notificações. A Light recebeu seis. As concessionárias terão 48 horas para a correção dos problemas, sob pena de serem multadas.
518 imóveis notificados em uma semana
A fiscalização revelou que moradores e comerciantes de Copacabana não zelam pela conservação das calçadas em frente aos edifícios. Ao todo, 518 imóveis foram notificados em uma semana. Do total, 69% tinham problemas com calçadas de pedra portuguesa em mau estado e 13%, com jardineiras danificadas. Proprietários terão 30 dias para atender à solicitação legal.
A responsabilidade pela manutenção das calçadas é compartilhada entre prefeituras e proprietários. A população pode fazer denúncias pelo telefone 1746.
Audiência vai abordar tema
A constatação, feita pelo ‘Vovô Secreto’, sobre as péssimas condições das calçadas em vários pontos da cidade provocou o agendamento de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A previsão é que o debate sobre os riscos à integridade física dos idosos seja iniciado na segunda quinzena de fevereiro, após o fim do recesso parlamentar.
A iniciativa pode resultar em um projeto de lei que determine a adequação do espaço público às necessidades dos mais velhos. Esse compromisso foi assumido com O Dia pela deputada Claise Maria Zito (PSD), presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj.
Fonte: O Dia
Mais notícias sobre Copacabana:
- Protesto contra discriminação reúne 1,5 mil em Copacabana
- Ativistas espalham réplicas de folhas de maconha em Copacabana
- UOP de Copacabana multa 160 veículos no primeiro dia de fiscalização
- Guardas municipais apreendem mercadoria no Centro e em Copacabana
- Princípio de incêndio atinge prédio em Copacabana